Deus está muito além da nossa probreza de imaginação.

 


As leis mosaicas retratam um deus vingativo, cruel e preconceituoso, bem à  imagem e semelhança de um povo ainda primitivo moral e espiritualmente. Mas, as tais leis(descritas no livro de livitico) são atribuídas ao próprio deus para ganhar um ar de autoridade e legitimidade sobre o povo.

A primeira coisa a se pensar é que Deus é um ente, um ser ou algo que está muito além da imaginação de quaisquer ser humano. Está tão  acima e além de nós (estou falando de todos os seres humanos que já passaram pela terra)  que a mais fantástica e mais genial das mentes seria incapaz de concebê-lo.

Assim, Deus não pode ser comparado a uma pessoa, um espírito um anjo (espírito de luz), pois nada que conhecemos ou imaginamos pode chegar perto do que seria o senhor de todas as galáxias.

Dizer que Deus escreveu os evangelhos já seria algo tremendamente absurdo, ainda mais inconcebível é atribuir-lhe as barbaridades insanas escritas no livro de levítico. Isso seria apequenar deus medindo-o com a régua que se usa para mensurar os falhos e diminutos seres humanos.

Jesus disse que não tinha vindo para negar a lei. Ele se referia, obviamente, aos dez mandamentos que na sua brilhante inteligência foi resumido em uma única frase: 

"Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a ti mesmo".

Os dez mandamentos Moisés escreveu quando estava sob inspiração de forças espirituais de alta envergadura. Já as chamadas leis (eu diria "leis da barbárie) não trás nada de superior em seu conteúdo e desperta o que há de pior (até hoje) em muitos seres humanos.


Pelos ensinamentos de jesus, fica o seguinte recado: reforna moral é que temos que buscar constantemente.

Quanto a Deus, quem sabe daqui há alguns milhões de anos seremos capazes de concebê-lo.


Francisco Lima



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a lagarta começa a virar borboleta.

Vamos aprender com nossos erros ?

Agradecer sempre, até nas dificuldades.