Inteligências" associadas ao nosso eu
Em nosso complexo eu integral, a contrução do conhecimento está associada, basicamente três tipos de "inteligências" que se expressam no modo como agimos:
há o lado racional ou científico que está relacionado à razão e ao intelecto (inteligência racional), tem aquela associada às emoções que sentimos e como as reconhecemos (inteligência emocional) e, por fim, há aquela negligenciada pela ciência, mas que é fundamental para a compreensão do ser humano (a inteligência espiritual).
O ser humano só sentirá a sensação mínima de "completude" se tiver essas três vertentes de saberes ou inteligências mais ou menos equilibradas. Todos as temos latentes, mas cabe-nos desenvolvê-las.
Difícil? talvez o nosso ego (confundido frequentemente com o verdadeiro eu) dificulte um pouco essa tarefa, mas, quer queiramos ou não, esse é o caminho que todos tendemos a trilhar.
Buena suerte!!
Francisco Lima
Bom dia!!
Antigamente eu me achava burra, pois não me dava bem com os números. Depois consolei-me por saber dessas outras duas formas de inteligência. Sou das "Humanas." Facilidade com a nossa língua, Sociologia, Psicologia, Filosofia e Arte. Matérias hoje sem nenhum valor atualmente, se ainda não tiraram da grade escolar, tentam fazê-lo, o que é uma tragédia, pois são conhecimentos primordiais na formação do cidadão. O que atualmente está nos salvando é justamente isso. A Arte liberta e nos salva. Como é bom olhar um quadro e reconhecer o pintor, ler um texto e perceber pelo estilo um autor! Como é bom estudar para melhor compreender a vida! Lamento a minha falta de conhecimento da Física, tão necessária para entender tudo que rege o Universo! Pena ter descoberto isso tão tarde! A Física Quântica! Meu Deus, explica tudo! E percebemos que sabemos muito pouco. O Homem há de evoluir muito ainda para ter alcance disso tudo!
ResponderExcluirEm cada oportunidade na vida física desenvolvemos um pouco de conhecimento das mais diversas áreas. Futuramente você terá o domínio dessas ciências exatas. Não precisa ter pressa.
ExcluirHoje atualmente é pleonasmo demais, né? É o que dá não reler o texto. Kkkk
ResponderExcluirSeus comentários são muito valiosos. As vezes escrevemos do jeito que costumamos falar e acontece isso. Não estou afirmando que esse seja o caso.
Excluir