Me aposentei e agora??
Chegar à idade madura, se aposentar e não ter mais a obrigação de acordar cedo, enfrentar os precários transportes públicos e condições de trabalho algumas vezes estressantes é o sonho de muita gente.
Mas será que após décadas nessa rotina, a vida, sem a ocupação laboral costumeira, será mesmo um" mar de rosas"?
Para muitos idosos, essa fase, que deveria lhes trazer alegria, não vem de acordo com as expectativas por décadas acalentadas, pois, além de ganhar menos, passam a gastar mais com remédios e a falta de ocupação não se lhes afigura como algo tão agradável.
Daí a ansiedade, a depressão sem falar de eventuais doenças incapacitantes. Nesse último caso, a dependência de outras pessoas gera um problema adicional para aqueles que cultivam um orgulho desmedido.
Cada um sabe de si, mas creio que atividades físicas moderadas e trabalho voluntário possam ser ótimas saídas para aqueles que ainda têm alguma disposição e energia para isso.
Leituras e vídeos também são ótimos passatempos e preservativos contra o tédio.
Em suma, ocupar a cabeça é sempre o melhor remédio e, há sempre o que fazer.
Saúde mental sempre!!
Francisco Lima
Bom dia!!
Após 38 anos em sala de aula me aposentei. Não me arrependo. Acharam que eu não conseguiria ficar sem trabalhar. Não conheciam meu namoro com o ócio. Nossa! Não ter mais compromisso de hora com nada! Estava realizada profissionalmente. Saí na hora certa. Duas matrículas e uma hora extra por quinze anos, me ajudaram muito. Fui reduzida a duas matrículas e vim pra Cabo Frio, onde o consumo é menor. Praias pra escolher, mas a idade fez- me optar pela a da Conchas, por ser calma. Hoje ir ao Rio é suplício. Não aguento o calor, o mundaréu de gente na rua, o trânsito. Mas lá tenho as filhas, impossível não ir. Não pretendo sair daqui. Tudo é melhor, o clima, a distância para tudo, tudo muito perto. Ótima pra aposentada/o. Ruim para jovens pela baixa oportunidade no mercado de trabalho. Nada é perfeito. Mas para mim esse ceu, esse mar, essa brisa, me fazem um bem enorme. E tenho tempo pra sonhar, escrever, dar meus mergulhos, ler ou se quiser, ficar sem fazer nada deitada na rede, só pensando, porque pensar a gente não deixa de fazer nunca, né?
ResponderExcluirQue bom! No seu caso é ócio criativo, pois você nunca fica sem fazer nada. Eu também tenho um cantinho que adoro, mas estou longe de me apresentar, pois mudei de profissão depois dos 40 anos. Agora é ocupação até os 70 anos. Vou fazer 55 este ano.
Excluir