Não dá para crescer sem se conhecer
Viver é também aprender que as circunstâncias da vida, por mais que algumas vezes nos pareçam desfavoráveis, estão sempre tentando nos impulsionar para que saiamos do comodismo ao qual nos habituamos.
Nós cabe aprender a fazer a leitura correta e aproveitar os ensejos trazidos por essas circunstâncias que sempre vêm ao encontro do nosso progresso como ser.
Mas, esses eventos cotidianos quase sempre se chocam com os nossos desejos, que são reflexos do ego que, geralmente, rejeita as as dificuldades ou possibilidades de crescimento.
Então, não é tão simples esse "submergir" da consciência na direção que convém aos interesses de crescimento do nosso eu real, visto que há essa constante "guerra de interesses" entre o eu real e transcendente e o um falso eu que espelha os interesses imediatistas do ego.
O que fazer então?
Estudar, se conhecer, aprender a diferenciar as necessidades reais daquelas advindas do ego.
Não dá para crescer sem se conhecer, eis uma premissa básica do nosso vir a ser.
Francisco Lima
O autoconhecimento não é algo fácil. A gente se sabota sem saber. E esse caminho para se conhecer, doi. E o que dói, a gente abstrai. É preciso muita força de vontade pra fazer essa viagem interior. Mas isso depende de cada um, é claro. Falo por mim, pela maioria. Anos de terapia me ajudaram, mas foi me questionando que percebi uma parte que eu não conhecia...Minha terapeuta se aposentou. Agora preciso de amigos. Porque é no desenrolar da vida e trocando informações com eles que a gente se vai conhecendo. Eu, nessa idade, ainda descobrindo
ResponderExcluirNosso ego atrapalha na maioria das vezes.
ExcluirSe vc reparar, o meu texto ficou meio no vácuo no final. Coisas de celular.
ResponderExcluirMas é isso que eu quis dizer. Tô velha e ainda tomo lambadas da vida. Há duas coisas que sei desde sempre: que só nós temos responsabilidade pelos nossos atos, sejam eles bons ou ruins. E que na vida, tudo passa. Com essas certezas vou vivendo.
Ficou perfeito.
ExcluirAprender é muito bom. E graças à essa aprendizagem, nós crescemos. E quem não quer?
ResponderExcluir