Os sonhos influenciam nossa vida?

 


Assunto dos mais complexos, os sonhos dividem opiniões e ninguém consegue qualificá-los abarcando tudo o que ele poderia significar em nossas vidas.


Serão  os sonhos meros  frutos dos pensamentos ou uma "descarga" dos nossos conteúdos inconscientes?


Jung considera que os sonhos refletem partes da nossa  atividade psíquica involuntária, mas que os dados, em boa parte das vezes, são irracionais.


Mas será que os sonhos são de fato irracionais ou nossas lembranças sobre eles são inexatas?


Engraçado o fato de ao acordarmos termos lembranças dos  sonhos que tivemos com  uma clareza incrível, mas essas lembranças irem  se diluindo aos poucos até se tornarem fatos sem muita conexão. Pelo menos no  meu caso é assim.


Isso também acontece com vocês?


Aventuras espirituais, conteúdos do inconsciente, libertação ou mesmo liberação dos recalques e dos preconceitos e muito mais. 


Não importa o modo como interpretamos os sonhos. Na minha opinião, eles sempre serão muito, mas muito mais mesmo. Até os entendidos em nossa psique tem uma visão incompleta e pobre do assunto.


Acredito que quanto mais crescemos como ser, mais os sonhos tendem a ser claros e, nesse aspecto, nos ajudaria também no autoconhecimento. Viagem minha? Pode ser, mas há muito que vejo  as coisas desse modo e essa visão tem se consolidado. 


Me diga. O que você pensa sobre os sonhos?


Francisco Lima 


Bom dia?



Comentários

  1. Esse é um tema bastante interessante. Gostamos de querer interpretá-los, uns como simbolismo, outros como avisos, encontros espirituais em que o espírito aproveita o sono pra desprender-se do corpo e fazer suas tarefas ou encontrar-se com pessoas queridas que os anteciparam na volta ao lar. Sei bem que acontecem, tive alguns e por isso sei reconhecê-los. Mas não pode ser regra estabelecida. Há sonhos que liberam nosso inconsciente, e por serem assim, não conseguimos entendê-los, pois somos propensos a sabotarmo-nos. Outros, "sem pé nem cabeça" que não conseguimos decifrá-los. Claro que têm pé e cabeça, nós é que ainda não deciframos o que representam os sonhos, enquanto isso seguimos à procura de poder explicá-los, mas chegará um dia que isso nos será tão normal que acharemos absurdo não termos nos dado conta disso antes. Acredito na evolução humana. Chegaremos lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho dúvidas de que a tendência é que os sonhos tenham explicações mais plausíveis. Acredito que num futuro mais ou menos distante eles nos serão tãoclaros claros comi as conversas que entabulamos no dia a dia.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a lagarta começa a virar borboleta.

Vamos aprender com nossos erros ?

Agradecer sempre, até nas dificuldades.