Será que ainda temos que sofrer para crescer?
Viver é enfrentar as oscilações da vida, pois não há linearidade no ato de viver. Assim, hoje estamos bem e cheios de motivação e planos para o futuro, mas amanhã poderemos estar tristes e desmotivados.
E os planos?
Permanecem, pois a tristeza passa e a vida continua sempre, pois estamos aqui na terra para encarar desafios cada vez maiores, na medida em que crescemos com essas batalhas diárias.
É importante ressaltar que um dos aprendizados importantes para que sigamos em frente cada vez mais fortalecidos é saber identificar as causas de uma eventual tristeza. Assim, buscamos resolver a questão para não sofrermos mais por esse motivo específico.
Outras razões, no entanto, podem nos trazer dias nublados e tempestuosos, mas o sol sempre volta a brilhar no dia seguinte e a vida volta a sorrir.
Poder-se-ia perguntar:
Por que as adversidades batem à nossa porta?
Eu respondo com outra pergunta:
Será que cresceriamos como ser humano sem as pedras do caminho?
Quando tudo parece perfeito, não nos preocupamos com mais nada. Queremos prolongar ao infinito os bons momentos da vida.
Maravilha né? Só que não, pois a vida cria mecanismos para nos impulsionar. São as pedras, as adversidades, as eventuais tristezas que, potencialmente, podem nos impulsionar.
Mas, tem que ser sempre assim?
É óbvio que não, mas, acredito eu, para a maioria dos pobres mortais terrenos ainda é assim.
E você ? Já triunfou nas suas lutas contra o sofrimento?
Se sim, Parabéns ! Você acaba de ser promovido a anjo!!
Longe estamos de sermos anjos! Debatemo-nos ainda diante de dificuldades, sofremos por amores perdidos, odiamos situações adversas, sonhamos com futuros em que o amor, a paz, a bondade predominam. E aí determinamos o que é felicidade.
ResponderExcluirA vida é feita de altos e baixos, e tudo que temos que aprender é lidar com essas ondas que às vezes são marolas, tranquilas, outras vezes ressaca. Sem falar dos tsunamis que aparecem e nos derrubam. E temos que recomeçar. Enquanto não atingirmos nossa finitude, estaremos sempre nesse processo de recomeço, porque são as dificuldades que nos impulsionam para a mudança que nos fará crescer. Águas paradas terminam proporcionando comodidade e quem vai querer mudar? Aí as ondas fortes surgem para nos motivar a procurar soluções, esquecendo o comodismo e ousando preparar para as mudanças.
Se um dia esse futuro idealizado EP pacífico chegará, realmente não sei.
Pode ser, quem sabe? Afinal caminhamos. Para onde?
Mas a finitude é apenas do corpo perecível pois, afinal, continuamos a existir em essência.
ExcluirSim, Refiri-me à finitude terrena.
Excluir