Fragmentos de sonhos.




 Não sei até que ponto temos condições de apreender o que há de real em um sonho, pois o que lembramos são, muitas vezes, fragmentos de um todo, pedaços de uma colcha de retalhos ou peças de um imenso quebra cabeça.

Seja como for é muito legal quando temos lembranças do que sonhamos ao acordar, ainda que muitas vezes tenhamos a impressão de estar faltando alguma coisa. Vai faltar na maioria das vezes e vejo isso como um processo que acompanha o autoconhecimento.

Mas, vamos ao que sonhei: Essa noite me vi vivendo na Índia em meio àquele caos social comum às classes menos favorecidas, embora, aparentemente, eu tivesse uma condição um pouco melhor.

Reflexos de uma realidade de outrora ? Não posso afirmar nada nesse sentido, mas a Índia nunca esteve em meus pensamentos e cogitações como um lugar a ser, sequer, visitado. 

A despeito da admiração que tenho das filosofias da Índia antiga (especialmente o budismo), há muitas outras paisagens mais privilegiadas  na minha curiosidade, tais como: Grécia, Egito, Turquia.

Mas ao menos uma dúvida brotou em minha mente: Será que tenho ligação com a Índia?

Se essa novela tiver outros capítulos talvez as coisas fiquem mais claras. 

Comentários

  1. Também é um lugar em que sequer pensei conhecer.
    Essa história de sonhos me é misteriosa. Venho há tempos sonhando com uma casa, às vezes minha, outras não, mas sempre uma casa como centro de atenção. Neles sempre estão minha filha mais velha e família e eu. Teve uma vez ( trago clara na minha mente) que minha mãe alugava um apartamento na Tijuca só pra nós duas. (Eita!) Tenho sonhado muito, mas esqueço, só fica a sensação. O que pensar disso? Não me aventuro a responder. É como seu sonho: será que vc tem a Índia no seu passado? Como saber? E Jung trabalha com os sonhos! Tenho muito o que aprender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus sonhos talvez signifiquem que você não ficará sem o abrigo (simbólico). Ou seja sem a ajuda espiritual necessária na sua caminhada terrena.

      Excluir
  2. Querido, sempre me senti protegida de alguma forma. Isso é muito forte em mim. Não sei por quê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza de que vc é muito protegida. Eu também agora sou protegido pela sua amizade.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a lagarta começa a virar borboleta.

Vamos aprender com nossos erros ?

Agradecer sempre, até nas dificuldades.