Aula para a 2001 dia 22 de Outubro socialismos....
Meu nome é Milena estou meio que perdida na França da segunda metade do século XIX, mais precisamente por volta de 1855. Ouço falar de socialismo, mas ainda não sei direito do que se trata, pois é uma ideia nova e ainda estamos nos acostumando com esses termos.
Caminhando por Paris encontro minha amiga Maria Clara que é mais engajada nesses movimentos sociais. Então, pergunto a ela o que significam os termos SOCIALISMO UTÓPICO e SOCIALISMO CIENTÍFICO que ouvi pelos corredores da Universidade onde faço o primeiro período de Direito.
Maria Clara, então, me dá quase uma aula completa:
Os socialistas utópicos acreditavam (acreditam) na mudança da sociedade por meio da igualdade social e harmonia entre as pessoas, sem que fosse (seja) necessária a luta de classes (burguesia e proletariado).
Os pensadores desse modelo estão apoiados nos ideais iluministas, cujo progresso seria alcançado pela razão e pelos interesses em comum. Os principais socialistas utópicos são:
- Robert Owen (1771-1858): reformista social galês.
- Saint-Simon (1760-1825): filósofo e economista francês.
- Charles Fourier (1772-1837): socialista francês.
- Pierre Leroux (1798-1871): filósofo e político francês.
- Louis Blanc (1811-1882): socialista francês.
- O socialismo científico, socialismo marxista ou marxismo, é uma corrente que foi criada por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895).
Essa doutrina, oposta ao socialismo utópico, tem como principal característica a análise crítica e científica do capitalismo.
Karl Marx criticou o modelo utópico. Segundo ele, esse tipo de corrente não foca nos meios para se atingir a sociedade ideal.
Para os marxistas, o socialismo utópico era fundamentado em ideias fantasiosas e burguesas.
Ou seja, esse modelo não poderia ser implementado como apresentavam os utópicos, já que para se alcançar a igualdade era necessária uma reforma social por meio da luta armada.
Embora as duas correntes visavam alcançar uma sociedade igualitária, o socialismo científico possuía uma visão mais ativa e menos idealizada da realidade social.
- interessante. Então Marx e Engels defendem a revolução né....
- Exatamente.
- Mas será que vamos ter outra revolução na França ?
- Não sei. Só futuro poderá nos dizer.....
Comentários
Postar um comentário