Criar novos hábitos dá trabalho.
Por que vivemos a vida inteira lutando a contra algumas tendências e hábitos que já temos a certeza que não nos convém ?
Por que será que temos a sensação de que estamos sempre dando passos atrás, quando achamos que já poderíamos estar caminhando com mais firmeza ?
O nosso caminho rumo à maturidade psíquico-espiritual é, de fato, muito complexo e acredito que os "passos para trás" são fruto da insegurança da pessoa que ainda não está bem segura, bem confortável no novo caminho que vislumbra como sendo a rota ideal para sua vida.
Assim, as tendências que se pretende abandonar para seguir em frente ainda não foram totalmente abandonadas, pois foram alimentadas por séculos e não é fácil se livrar de hábitos arraigados.
Criar novos e salutares hábitos não é uma coisa que aconteça de um momento para outro. Para internalizar novos hábitos é preciso muito mais que reflexão sobre o que estamos fazendo. Isso é importante, pois é o primeiro passo para alcançar conhecimento de nós mesmos, o chamado autoconhecimento.
Porém, novas práticas requer persistência e perseverança, mesmo que o abandono dos antigos hábitos seja um processo em andamento.
Comentários
Postar um comentário