Lembranças dos sonhos...

 Há algum tempo atrás me propus a anotar os conteúdos dos meus sonhos e durante algum tempo lá estava eu anotando tudo o que eu julgava conveniente anotar sobre o que havia sonhado naquela noite.

Fiz isso durante algumas semanas, mas depois percebi que as anotações estavam longe de refletir a realidade, pois, elas são uma tentativa de racionalização de alguma coisa que nada tem a ver com a razão.

Os sonhos, no meu de modo ver, refletem muito das nossas emoções (as reprimidas e inconscientes principalmente) e talvez a confusão dos fatos se dê por causa desse aflorar de conteúdos que queremos esconder. Nossos conflitos não poderiam ser expressos de uma maneira clara e cristalina.

As anotações, nesse sentido (tirando as raras exceções) dificilmente refletiriam o que realmente aconteceu, pois é quase impossível uma lembrança cristalina dos conteúdos oniricos. Quando aplicamos a razão para lembrar dos fatos corridos, tem-se um samba do Crioulo Doido. Ninguém compreenderia nada, porém, a gente cria algumas conexões para dar  nexo à narrativa. Daí já era a originalidade.

Mas, uma coisa que eu acredito de verdade é que os sonhos são partes fundamentais da trajetória de crescimento psíquico do ser humano. Quando eles trazem conteúdos claros é porque, talvez estejamos numa fase de aprofundamento do nosso autoconhecimento. 

É claro que tem gente que tem sonhos claros e que longe ainda estão dessa busca existencial. A vida é complexa mesmo e não existem regras gerais aplicadas a todos os seres humanos indistintamente. Eu disse acima que os sonhos são partes da busca do se conhecer, mas sei o quanto o assunto "sonhos" é complexo.

Essa noite sonhei com intensidade, com assuntos variados, com pessoas diversas e tive uma boa impressão ao acordar. 


Ia me esquecendo de dizer: a impressão ao despertar é fundamental para dizer se os conteúdos dos sonhos foram bons ou ruins.

Acho mais válido analisar o que sentimos ao acordar do que tentar organizar os fatos numa anotação impossível de refletir minimamente a realidade.

Seja como for, sonhar é maravilhoso, é salutar... é fundamental.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a lagarta começa a virar borboleta.

Vamos aprender com nossos erros ?

Agradecer sempre, até nas dificuldades.