multiculturalidade e multiculturalismo

 Multiculturalismo 

    O Multiculturalismo, que também pode ser chamado de pluralismo cultural, é um conceito da sociologia aplicado aos estudos em ciências sociais. 

O multiculturalismo reconhece a diversidade cultural existente em todos os âmbitos e promove o direito a essa diversidade. Ele engloba artes, crenças, moral, descobrimentos e costumes.


A multiculturalidade se caracteriza por:


- Promover o respeito e a tolerância pelas diferenças 

-Banir preconceitos e os estereótipos associados a eles 

- Gerar uma convivência harmoniosa 

- Criar intercâmbios entre diferentes grupos  

- Valorizar as diferenças culturais 

- Promover a preservação das culturas

- Tem uma concepção das culturas como unidades localizadas, fechadas e distinguíveis entre si.


Exemplos de Multiculturalismo: 

O respeito ao culto de diferentes religiões é um exemplo de multiculturalismo na nossa sociedade. Em lugares em que convivam de forma amistosa membros do candomblé, fiéis de igrejas evangélicas, seguidores do catolicismo, ateus, budistas, entre outras crenças, é um ambiente multicultural.


A música é um componente importante e presente em praticamente todas as culturas conhecidas. O reconhecimento de ritmos de outros grupos culturais, sem julgamento de que seriam melhores ou piores, é outro exemplo de multiculturalismo.


Multiculturalismo no Brasil

O Multiculturalismo no Brasil é diretamente associado ao processo migratório desde a chegada dos portugueses em 1500. O Brasil se desenvolveu a partir de uma construção social entre os portugueses (europeus), os indígenas (povos originários) e os negros sequestrados e escravizados (de diversos territórios africanos).


Ao longo dos séculos, o território brasileiro recebeu holandeses, franceses, espanhóis, italianos, japoneses, alemães e outros imigrantes, transformando a cultura brasileira.


Internacionalmente, o Brasil é conhecido por ser um dos países que melhor recebe seus visitantes, tentando adequar-se para receber bem as culturas alheias e com uma forte marca cultural própria.


A diversidade étnica dos próprios brasileiros é outra forte característica multicultural. As diferentes cores de pele, os diversos costumes compartilhados, diferentes  credos religiosos, tudo isso faz parte do conjunto multicultural.


Entretanto, essa multiculturalidade não pode ser confundida com o mito da democracia racial, que afirma que há uma perfeita igualdade étnica no país.


Multiculturalismo na Educação

A questão do multiculturalismo é de extrema importância na área da pedagogia e da educação. É interessante que os professores levem tais discussões para dentro de sala de aula para criar um ambiente que possa integrar as diferenças, e assim despertar problematizações como as questões de racismo e preconceito entre os alunos.


O multiculturalismo aplicado à educação envolve práticas pedagógicas que despertem os alunos para a diversidade dos grupos culturais. É importante que se aprenda a respeitar as diferenças e que se defrontem com assuntos como identidade cultural e de gênero.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a lagarta começa a virar borboleta.

Vamos aprender com nossos erros ?

Agradecer sempre, até nas dificuldades.