Aceitação...

Penso que o ser humano que viveu num ambiente de extrema carência de amor, de carinho, de diálogo etc faz muita coisa em sua vida em busca de aceitação.
- Mas será essa uma regra geral ?

- Não existe regras que abarquem todos os
 seres humanos indistintamente. Porém, isso acontece frequentemente.

- Mas isso é saudável do ponto de vista humano?

- Acho que talvez afete o crescimento psíquico de quem está sempre nessa busca. Chega uma hora em que você precisa fazer o que é necessário para crescer como ser humano e deve sair dessa armadilha de estar sempre nessa busca por ser aceito. E ainda pode ter algumas questões adicionais.

- O que? Por exemplo?

- As pessoas podem sofrer com imposição de limites na convivência com outros seres humanos e isso acaba sendo muito prejudicial para ela.

- Mas não são coisas diferentes?

- Creio que está tudo intimamente relacionado e mudar uma personalidade, uma imagem criada pelas outras pessoas não é nada fácil.

- As pessoas se aproveitam porque entendem, de uma forma que não dá para explicar racionalmente, os limites daqueles que estão em busca de aceitação. Então, isso se torna uma fragilidade. E ainda tem outra questão....

-Nossa! Como é complicado isso! O que pode ter mais?

- A criança ferida. As pessoas que viveram sem carinho, sem afeto, sem diálogo etc tendem a desenvolver uma armadura, um comportamento defensivo com medo de ser machucado de novo. Daí vem as dificuldades de desenvolver relações sociais saudáveis. E a pessoa pode passar boa parte da vida sem criar laços sociais duradouros.

- Mas isso acaba virando uma sofrimento monstruoso.

- Sem nenhuma dúvida.

- Mas a pessoa não consegue sair dessa armadilha?

- Sim. Com terapia, autoconhecimento, ressignificão do passado para curar a criança interior.

- Nada fácil né.

- Não é fácil, mas necessário para viver. Depois a gente volta a conversar. Vou te contar a história de um personagem que passou por tudo isso.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a lagarta começa a virar borboleta.

Vamos aprender com nossos erros ?

Agradecer sempre, até nas dificuldades.