Conscientização, incompatibilidades, vícios etc.
Quando a vida nos mostra que temos que seguir determinados caminhos, não é mais possível voltar atrás, pois sabemos claramente que isso seria pior do que pagar o preço de seguir em frente. Ai , nos perguntamos:
por que tornamos tão difícil seguir nosso caminho, quando, na verdade, é isso que viemos fazer aqui?
Porque, mesmo sem nos darmos conta, vamos, pouco a pouco, sabotando nosso processo de amadurecimento e, consequentemente, sabotando a nossa vida mesmo. Isso se repete muitas vezes, mas tudo tem um limite.
E como sabemos que chegou a esse limite?
Quando, claramente, passamos por uma fase de maior discernimento, de expansão da nossa visão a cerca sa vida e das coisas que nos cercam.
Como você sabe em que momento isso está acontecendo? Vivemos pensando na vida e pode haver confusão quanto a esse “momento”.
De fato podemos nos confundir, mas acho que uma explicação racional não dá conta dessa questão. A gente simplesmente sente que está vivendo um momento em que não dá mais para pagar o preço de voltar a fazer as mesmas coisas.
Tem a ver com aquela questão de coisas do ego?
Sim. É por aí mesmo. A gente começa a analisar as situações em que vivemos e como o ego tem, sistematicamente, vem nos sabotando.
Do jeito que você fala, até parece que o ego não faz parte de você, que age com total autonomia.
Enquanto estamos inconscientes das nossas questões, é exatamente isso o que acontece. Mas nós também o alimentamos, pois ainda estamos muito ligados a ele. Mas quando tentamos sem uma vontade e consciência firmes, ele ainda nos sabota diversas vezes. Ele trabalha com nossos conteúdos inconscientes, nossa repetição de padrões que vem acontecendo há muito, muito tempo mesmo. Daí a dificuldade de alavancar o processo.
Mas quando você entra nesse nível de consciência mais esclarecida não cai mais nas armadilhas do ego ?
Ai é que está. Você ainda está sujeito a cair diversas vezes, mas quando você faz as suas reflexões à luz dos novos conhecimentos que vêm adquirindo, você entende a situação e corrige de imediato.
Entendi. Você vai acertando aos poucos, pois a vida não dá saltos né.
Exatamente. É por aí. Você não fica se culpando, mas fala com honestidade e sinceridade consigo mesmo. Se olha sem as máscaras do ego.
Mas esse processo não é demorado?
Pode ser bastante demorado, mas sempre depende só de nós mesmos.
Você estava me falando outro dia sobre incompatibilidades. O que seria isso nesse processo?
Incompatibilidades são as muitas coisas que fazemos e que precisam ser mudadas, pois não são mais convenientes com o que estamos vivendo. Tipo os vícios.
Realmente os vícios são entraves ao nosso crescimento. Mas basta combater os vícios ?
Não é tão simples assim. Nossa vida acaba ficando muito complexa, pois tem as relações interpessoais. Nessa questão, as mudanças precisam acompanhar o processo também. Questões mal resolvidas, sempre que possível, devem ser esclarecidas.
Nem sempre é possível né. ..
Às vezes você não consegue resolver, pois não tem o feedback da outra (ou das outras partes envolvidas) e tem que deixar como está procurando fazer melhor das próximas vezes. Mas outras vezes você consegue esclarecer certas situações que te dão ânimo para seguir em frente.
É um longo processo de aprendizado né.
Comentários
Postar um comentário