Postagens

Mostrando postagens de julho, 2021

Psicologia espírita parte 3

Imagem
  Sabe aquele sujeito que tem uma grande missão na terra, mas sequer se dá conta disso?  Segundo a fala de Joana de Angelis esse foi o caso do grande Carl Gustav Jung que teria a missão de aproximar a psicologia (e as ciências da mente em geral) da espiritualidade.  Apesar de ele ter chegado próximo disso, não podemos negar sua grande importância para o pensamento psicológico, filosófico e das ciências mentais em geral. Nesse terceiro vídeo, essa grande contribuição de Jung é colocada em relevo, ressaltando-se nesse episódio que esse pensador será a base da psicologia espiritual proposta por Joana de Angelis. Há também uma tentativa de mostrar a nossa caminhada nos reinos hierarquicamente inferiores até nossa chegada no reino hominal. Enfim, vale a pena continuar aprendendo mais sobre nós mesmos. Bom dia e bons estudos!

Série psicológica Joana de Angelis aula 2.

Imagem
  Sabe aquele território onde filosofia e psicologia se encontram e não há muita distinção de onde termina um e começa o outro?  Esse é o tema da aula número 2 da psicologia espiritual, sob os auspícios da mentora espiritual Joana de Angelis. Essa segunda aula da introdução lembra bastante  o estilo de Joana,  pois ela é bastante filosófica usando expressões pouco usuais para a maioria das pessoas, mas que representam desafio ao caminhante que pretende seguir em frente vencendo todos os desafios. Mas não se assustem,  pois Michele e Alexandre tornam  um assunto um tanto complexo  a princípio, mais palatável e até simples. Então, a série psicológica te convida ao aprendizado. Bom dia e ótimos estudos!

Conhecendo a psicologia segundo Joana de Angelis 1.

Imagem
  Enquanto muitos jovens estão preocupados com coisas próprias da juventude, esse jovem casal abraçou esse lindo projeto de trazer os conhecimentos psicológicos e espirituais até nós.  Que Deus ilumine a vida de Michele e Alexandre!  Bora dar o primeiro passo para conhecer os estudos de Joana de Angelis ? Bom dia!!

Viver é sempre escolher.

Imagem
  Viver é a arte de aprender a escolher, mas se o equívoco acontecer,  entender que os escorregões também pode nos levar a crescer. Escolhas conscientes, vontade persistente, caindo, mas sempre levantando e buscando ir para a frente. Evitar o que pode representar motivos de tropeço, talvez seja difícil no começo, mas ninguém escala a montanha sem essas pedras de tropeço. Um pouco de sacrifício será necessário na luta contra qualquer tipo de vício, pois eles não mais convém àquele que busca um novo início. E vamos vencer o pessimismo, matar a culpa no nascedouro, adotando o equilíbrio e buscando o otimismo.  Assumindo os erros, agindo com responsabilidade, buscando o reparo em vez da culpa é assim que vamos mudando de verdade. E então, vamos mudar a nossa realidade ? Ótimo domingo a todos!

Confiança é algo raro.

Imagem
    Como os relacionamentos que escolhemos podem adquirir uma profundidade maior (incomparavelmente maior) que aqueles que já temos em casa, onde irmãos, mãe, pai, filhos e família, em geral, mas nos parecem pessoas estranhas que entes ligados pelo laço afetivo e familiar?     E não me refiro a relacionamentos íntimos de cunho sexual-amoroso onde a paixão pode nos cegar, nos deixando totalmente entregues ao outro (outra), mas estou me referindo aos laços de confiança, a sintonia sem interesses que nos leva a confiar no outro (outra) de uma maneira que não faríamos com ninguém da nossa família. Por que será que muitas vezes é impossível encontrar isso dentro dos nossos círculos mais íntimos? Convivência desgastada, mágoas represadas, orgulho demasiado, guerra de  egos, enfim, muitos podem ser os fatores, porém, se houver laços afetivos verdadeiros, um dia as coisas se acertam. Mas, no aqui e agora, todos temos necessidade de ter alguém com afinidade de pensamentos, com sintonia espiritu

Fragmentos de sonhos.

Imagem
 Não sei até que ponto temos condições de apreender o que há de real em um sonho, pois o que lembramos são, muitas vezes, fragmentos de um todo, pedaços de uma colcha de retalhos ou peças de um imenso quebra cabeça. Seja como for é muito legal quando temos lembranças do que sonhamos ao acordar, ainda que muitas vezes tenhamos a impressão de estar faltando alguma coisa. Vai faltar na maioria das vezes e vejo isso como um processo que acompanha o autoconhecimento. Mas, vamos ao que sonhei: Essa noite me vi vivendo na Índia em meio àquele caos social comum às classes menos favorecidas, embora, aparentemente, eu tivesse uma condição um pouco melhor. Reflexos de uma realidade de outrora ? Não posso afirmar nada nesse sentido, mas a Índia nunca esteve em meus pensamentos e cogitações como um lugar a ser, sequer, visitado.  A despeito da admiração que tenho das filosofias da Índia antiga (especialmente o budismo), há muitas outras paisagens mais privilegiadas  na minha curiosidade, tais como:

Desequilíbrios gerados pela ingestão exagerada de álcool.

  A busca pelo equilíbrio é uma tarefa árdua e diária  que exige de nós um esforço diário, disciplina e foco constantes. Assim, quando em uma confraternização cometemos qualquer exagero momentâneo, é  natural que tenhamos a sensação de que perdemos uma pequena batalha naquele dia. Sempre me refiro à culpa como algo inútil, mas ela vem para nos avisar que determinados comportamentos já não combinam com a pessoa que aspiramos nos tornar. Um exagero alimentar com a ingestão excessiva de carne e gordura nos deixa empanturrados e até mesmo com dores no estômago ou sensação de mal estar.  É o corpo respondendo por aquela ação impensada de comer além da conta. Nesse caso, no meu modo de ver as coisas, não terão maiores consequências, pois o corpo volta a funcionar normal e a disciplina de se alimentar razoavelmente bem, para quem já a está buscando se impõe e vamos seguir em frente com o mesmo peso e forma física. Quando o exagero é alcoólico, no entanto, o buraco é mais embaixo. Penso que o

Motivado para recomeçar.

Imagem
  Agradeço ao criador da vida de  ter chegado ao quinquagésimo quinto ano de existência terrena dando alguns passos fundamentais para crescer como ser humano. É um bom começo. Estou finalmente consciente de que sofrer é uma escolha, pois achamos difícil enfrentar  nossos "demônios íntimos" e vamos  procrastinando,   empurrando com a barriga, inconscientes de que os problemas sempre retornam e dessa vez potencializados por outras questões mal resolvidas. Aí vem o grande professor da vida, o sofrimento e fala ao nosso ouvido:  "Véi, até quando você vai ficar nessa" ? Nesse momento o copo já está cheio e as inevitáveis gotas que transbordarem não passarão de lágrimas vãs se não servirem para "lavar a alma" e pavimentar um novo caminho que represente um recomeço em bases mais sólidas. Chego aos 55 anos deixando que as lágrimas lavem minha alma e começo a trilhar um caminho de renovação que ainda tem muitas pedras pelo caminho, mas que não representam mais empe